sábado, 1 de novembro de 2008

Careta e Fantasma


Tenho uma boa coleção de HQ, minha reliquia mais querida é esse exemplar do CARETA de 1927, que ganhei de um grande amigo, o jornalista Gilson Ribeiro que hoje está bem tranquilo em San Jose del Campos.
Como vcs podem perceber na charge as coisas de nosso país não mudaram muito em 80 anos.


Publico a partir de hoje, parte da minha coleção de HQ.



Começo com uma do Fantasma, uma reedição de 1987 da original de 1947. O Fantasma é um personagem criado por Lee Falk (também o criador do Mandrake).




O Fantasma é um combatente do crime mascarado que usa uma roupa colante, nada muito diferente de hoje, porém, a série começou a ser publicada em jornais diariamente em 17 de fevereiro de 1936 , e aos domingos como edição colorida, em maio de 1939.




















Essa HQ conta a luta do Fantasma contra os terriveis piratas de Sigh, uma organização crimonosa espalhada por todo mundo.





















Fantasma usa uma mascara preta e um uniforme colante roxo.


Seu criador, Lee Falk, originalmente previu um uniforme cinza, mas quando a primeira edição dominical colorida saiu, por problemas gráficos, a cor era roxo e assim foi mantida.
















Após algum tempo ele criou uma história sobre um ídolo da selva que teria essa cor, inspirando o uniforme.

No Brasil antes de 1939 por razões de limitações gráficas o uniforme do Fantasma foi colorido de vermelho,assim como na Itália e na Turquia.

Na Escandinávia o uniforme é azul, na Nova Zelândia é marrom e roxo no restante do mundo.



















O Fantasma carrega ainda duas pistolas calibre .45 em seu cinturão de couro preto com uma fivela imitando uma caveira.




















MANHÃ TEM MAIS



terça-feira, 28 de outubro de 2008

Tempo Bom

Deixemos as tragedias de lado e falemos de coisas boas e belas, assim como poder almoçar no CELEIRO DA GRANJA, um restaurante especializado em carnes, que fica na Av. São Camilo lá na Granja Vianna, tudo bem que o atendimento não é um primor, eles deveriam treinar bem melhor os garçons e o maitre que insistia e ficar plantado ao nosso lado esperando o nosso pedido,
mas nos não estavamos com pressa queriamos curtir o visual, sentamos no deck que tem uma vista para um vale onde ainda se pode ver um pouco do cinturão verde que ronda São Paulo.
Por incrivel que pareça nossa cidade é mesmo cercada de verde, ao sul e leste a serra do mar ao norte a serra da cantareira e a oeste a serra do japi.
Uma beleza, se vc tema disposição de sair e rodar 50 Km em qualquer direção saindo de São Paulo, vc pode curtir muito.
As dicas são muitas, as que eu ja fui e recomendo são São Roque, pouquinho depois de Cotia, tem um restaurante da mama que serve uma tipica comida Italiana, na Cantareira tem as Veia sensacional, ao sul na serra do mar tem o restaurante Florestal que serve o famoso frango com polenta, uma das delicias de São Bernardo.
Bom escrever sobre isso me deu fome.
Então bom apetite a todos
Vou almoçar.