Tenho uma boa coleção de HQ, minha reliquia mais querida é esse exemplar do CARETA de 1927, que ganhei de um grande amigo, o jornalista Gilson Ribeiro que hoje está bem tranquilo em San Jose del Campos.
Como vcs podem perceber na charge as coisas de nosso país não mudaram muito em 80 anos.

Publico a partir de hoje, parte da minha coleção de HQ.

Começo com uma do Fantasma, uma reedição de 1987 da original de 1947. O Fantasma é um personagem criado por Lee Falk (também o criador do Mandrake).

O Fantasma é um combatente do crime mascarado que usa uma roupa colante, nada muito diferente de hoje, porém, a série começou a ser publicada em jornais diariamente em 17 de fevereiro de 1936 , e aos domingos como edição colorida, em maio de 1939.


Essa HQ conta a luta do Fantasma contra os terriveis piratas de Sigh, uma organização crimonosa espalhada por todo mundo.
Fantasma usa uma mascara preta e um uniforme colante roxo.
Seu criador, Lee Falk, originalmente previu um uniforme cinza, mas quando a primeira edição dominical colorida saiu, por problemas gráficos, a cor era roxo e assim foi mantida.
Após algum tempo ele criou uma história sobre um ídolo da selva que teria essa cor, inspirando o uniforme.
No Brasil antes de 1939 por razões de limitações gráficas o uniforme do Fantasma foi colorido de vermelho,assim como na Itália e na Turquia.
Na Escandinávia o uniforme é azul, na Nova Zelândia é marrom e roxo no restante do mundo.
O Fantasma carrega ainda duas pistolas calibre .45 em seu cinturão de couro preto com uma fivela imitando uma caveira.
MANHÃ TEM MAIS